O que é o SELit?

O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) é um evento que contempla a apresentação e o debate das pesquisas em andamento realizadas pelos alunos do mestrado em Estudos de Literatura da UFSCar. Os debates das pesquisas em andamento, reunidas em torno de eixos temático-teóricos previamente estabelecidos, estará a cargo de especialistas externos ao Programa e convidados pela Comissão Organizadora especificamente para esse fim. O SELit pretende proporcionar aos mestrandos e à comunidade universitária um espaço de reflexão e de socialização a respeito da Literatura e da Pesquisa em Literatura.

Partindo do pressuposto de que a pesquisa científica alcança plenamente seu objetivo quando vem a público e gera debate e reflexões que alcançam a sociedade, este III SELit pretende tornar-se um espaço privilegiado, integrando pesquisadores oriundos de diversas Instituições, alunos e comunidade acadêmica, ampliando horizontes e fortalecendo o espírito teórico e analítico do PPGLit.

A realização do III SELIT objetiva:
  • Proporcionar um espaço de debate das pesquisas em andamento realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura;
  • Estabelecer diálogos entre os pesquisadores do PPGLit e pesquisadores de outras IES da região;
  • Tornar públicos os trabalhos de pesquisa realizados no âmbito das duas linhas do PPGLit: “Literatura, história e sociedade” e “Literatura e outras linguagens”;
  • Constituir-se como espaço de reflexão acerca da Literatura e dos seus aportes crítico-teóricos.
Apesar de o Programa realizar vários eventos, com boa audiência, inclusive, de pesquisadores de universidades estrangeiras, o SELIT marca a apresentação do curso para a comunidade acadêmica de modo amplo e enfático e é um convite à comunidade em geral, pois trata-se de intercâmbio de saberes entre o universo da pós-graduação e a sociedade em que se insere.

É desse modo que se pode afirmar, sem sombra de dúvidas, que o evento mais importante do PPGLit é o Seminário de Estudos de Literatura – SELIT -, que teve sua primeira edição em 2014. Trata-se de um evento que contempla a apresentação e o debate das pesquisas em andamento realizadas pelos alunos do mestrado em Estudos de Literatura da UFSCar. Os debates das pesquisas em andamento, reunidas em torno de eixos temático-teóricos previamente estabelecidos, estará a cargo de especialistas externos ao Programa e convidados pela Comissão Organizadora especificamente para esse fim. O SELit pretende proporcionar aos mestrandos e à comunidade universitária um espaço de reflexão e de socialização a respeito da Literatura e da Pesquisa em Literatura e isso é feito também durante os três dias da programação que contempla palestras, conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, apresentação de painesi de alunos de iniciação científica,atividades culturais e o já mencionado debate dos projetos de pesquisa dos alunos.

Em 2015, o SELIT recebeu financiamento da FAPESP e da PROPG-UFSCar. Em 2016, recebeu auxílio PAEP-CAPES e PROPG-UFSCar.